Jaime Lerner é um importante arquiteto que vem trabalhando em sintonia com a M.Stortti e outras entidades envolvidas na Parceria Público Privada – PPP para a revitalização de projetos importantes como o Cais Mauá, em Porto Alegre. Em dezembro passado também assinou contrato com prefeitura da capital gaúcha para integrar os trabalhos da “nova” Orla do Guaíba. Foi planejado o trecho da Usina do Gasômetro ao Arroio Cavalhada, já desenhado e apresentado ao Executivo
De acordo com a legislação, a Prefeitura de Porto Alegre contratou o profissional Jaime Lerner na condição de “notório saber”, dispensando concurso público para o trabalho. Em nota oficial divulgada em fevereiro, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, Tiago Holzmann da Silva, destaca a referência de Jaime para a categoria. Reconhece a valiosa participação do profissional para o projeto, contudo, defende que a contratação mais adequada ainda seria o concurso público. A opinião do IAB repercutiu e foi pauta de redação da Rádio Gaúcha no programa Polêmica, em 26 de março.
A M.Stortti, que tem forte bagagem em parcerias PPP, observa que o desenvolvimento de projetos como a Orla do Guaíba e o Cais Mauá permite distintos modelos de contratação. No Rio de Janeiro, por exemplo, em cinco meses iniciam as obras que devolverão ao público o centenário Hotel Paineiras. Lá, o arquiteto contratado foi selecionado por concurso público.
O Hotel das Paineiras é ícone do Rio de Janeiro e será totalmente reestruturado para receber turistas e qualificar o acesso ao Corcovado e ao Cristo Redentor. A tempo para a Copa do Mundo, a reinauguração devolverá para a cidade carioca uma atração turística que estava abandonada há mais de 30 anos. As melhorias contemplarão uma nova arquitetura, eleita em concurso público nacional realizado em 2009 pelo IAB e o ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
Com previsão de um ano para a conclusão das obras e investimentos de R$ 40 milhões, o Hotel das Paineiras se transformará em um complexo que inclui ao hotel centro de convenções, estação de transferência para o Morro do Corcovado, estacionamento, alimentação, lojas, instalação para exposições permanentes e temporárias e a recepção de eventos múltiplos. Mais que isso, é a última estação de trem que dá acesso ao Corcovado e a uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, recebendo em média 80 mil turistas por mês.