Maurênio Stortti; Crédito: Neitor Corrêa
As perspectivas de volta do crescimento da economia estão injetando um novo gás também nas consultorias voltadas ao desenvolvimento e estruturação de negócios. A M.Stortti, com 30 anos de atuação em diversos Estados brasileiros, já vê a demanda reagir e investiu na implantação de unidades operacionais especializadas para atender melhor às necessidades de cada segmento de mercado.
Maurênio Stortti, presidente da empresa, revela que as consultas recebidas e os projetos desenvolvidos pela consultoria equivalem hoje a cerca de 50% do volume verificado no auge da expansão da economia, em 2013. Ainda não é uma recuperação plena, mas já representa um bom desempenho frente ao início deste ano, quando os negócios estavam praticamente paralisados.
Os setores que puxam a retomada, segundo o consultor, são infraestrutura, graças a segmentos como aeroportos, portos, logística e energia, e serviços, em especial hotelaria e comércio nas regiões do interior do Brasil fortes no agronegócio.
Stortti confia em um desempenho levemente positivo para o PIB do país em 2017, com potencial de chegar a 2% a 3% de alta em 2018. Ele prevê ainda um ingresso mais forte de capital estrangeiro assim que a situação política se consolidar e o governo conseguir aprovar a reforma da Previdência.
De acordo com o consultor, a M.Stortti implantou o novo modelo de operação porque a retomada dos investimentos apresenta ritmo próprio e demandas particulares em cada setor. As novas unidades de negócios incluem justamente infraestrutura, hotéis, varejo e franquia, tecnologias, fusões, aquisições e investimentos, desenvolvimento imobiliário e advocacia.
Nos seus 30 anos de mercado, a M.Stortti desenvolveu projetos como o estudo de viabilidade econômico-financeira do Cais Mauá, em Porto Alegre, e os planos de negócio do Trem do Corcovado e do hotel e shopping center Bossa Nova, no Rio de Janeiro, além de prestar assessoria para a petroquímica polonesa Synthos e o governo de Angola, entre outros clientes. A consultoria, que tem operações em andamento em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife, também recebeu o prêmio Top de Marketing da ADVB/RS em 2010 e 2013.
Volta do crescimento anima M.Stortti a investir em especialização