PORTO ALEGRE E REGIÃO: trens metropolitanos chegam em maio

Chega em maio de 2014 o primeiro lote dos novos trens da Trensurb. Eles começam a funcionar antes da Copa do Mundo. Ao todo, serão 15 novos trens com composição de quatro carros cada que devem ser entregues até janeiro de 2015 pelas empresas Alstom e CAF, que formam o consórcio FrotaPOA. Os truques dos trens serão fabricados pela CAF, em Hortolândia (SP), e o restante do equipamento pela Alstom, em São Paulo.

Correio do Povo 04/04/13

Os modelos que substituirão a frota atual, comprada em 1985, trazem inovações tecnológicas, sistema de ar-condicionado, passagens entre os carros, oito monitores de TV por vagão e gasto energético até 20% menor que os trens atuais. O valor do contrato de compra é de R$ 243,75 milhões (R$ 16,25 milhões por trem). “Os novos modelos trazem todas as características dos trens modernos, como acessibilidade universal e painéis eletrônicos”, informa o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

A empresa opera do Mercado Público da Capital até o bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e transporta 180 mil passageiros por dia. Até o meio deste ano, o trajeto será levado até o centro de Novo Hamburgo e deve absorver mais 30 mil passageiros/dia. “Queremos integrar com a rodoviária de Novo Hamburgo, diminuindo custo para quem chega de outras cidades. Com isso, algumas linhas deixarão de ir até Porto Alegre, diminuindo o trânsito da BR 116”, observa.