Projeto para terminal de cargas no Aeroporto de Uberlândia deve ser entregue em novembro

Rádio Líder Fm ( Uberlândia / Mg ) 22/10/13
Um estudo de viabilidade econômica para implantação do terminal de cargas e logística e outras benfeitorias no aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato em Uberlândia está em andamento e será entregue à superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) local no fim de novembro. O projeto de logística está, desde agosto, sob a responsabilidade de uma consultoria privada, com sede em Porto Alegre (RS), que foi licitada ainda neste ano e tem experiência em apresentar soluções comerciais para outros aeroportos do país.
Segundo o superintendente da Infraero em Uberlândia, Sérgio Kennedy, a existência do plano significa que a entidade está dando sequência às pretensões de desenvolver o aeroporto às necessidades e anseios históricos da cidade. “Estamos seguindo também o acordo de cooperação firmado entre a Infraero e a Prefeitura de Uberlândia em janeiro para desenvolver o aeroporto até 2018”, disse Kennedy, lembrando que o estudo também contempla a melhor forma de explorar comercialmente os espaços do ponto aeroportuário.
O valor e o prazo necessários para implantar o terminal de cargas não foram revelados preliminarmente pela consultoria e deverão ser divulgados no mês que vem. O diretor da empresa, Maurenio Stortti, informou de antemão que, dado o tamanho da área disponível para expansão, há também a ideia de se propor a construção de um hotel e um centro de convenção no local. “A primeira etapa de avaliação do estudo está quase concluída e, agora, vamos fazer um projeto arquitetônico para simular ocupação do espaço”, afirmou Stortti.
Plano Diretor
Para produzir o projeto de viabilidade do terminal de cargas do Aeroporto de Uberlândia está sendo utilizado o novo plano diretor do local, apresentado pela Infraero em maio deste ano, contando, inclusive, com um terreno doado pelo município e outro a ser doado. Uberlândia é o maior centro de distribuição do Brasil, absorvendo negócios a um raio de 600 km e movimentando o mercado da logística de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
 
Continua a busca por ponto aeroportuário internacional
O andamento da implantação do terminal de carga e logística no Aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato, medida pleiteada pelos empresários locais ao longo dos anos, não será empecilho para que o Executivo local continue pleiteando do governo federal a instalação de um aeroporto internacional de cargas entre Uberlândia e Uberaba.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes Junqueira, o terminal de carga no aeroporto Uberlândia servirá para atender a demanda já existente na cidade. Já o terminal internacional, caso vingue, serviria para uma provável região metropolitana do Triângulo. “Funcionaria como hub logístico (ponto central de coleta e distribuição de mercadorias) para todo o Brasil Central”, afirmou.
Na 79ª edição da Expozebu, em maio deste ano, os prefeitos Gilmar Machado e Paulo Piau, de Uberaba, chegaram a formalizar à presidenta Dilma Rousseff um pedido de apoio de implantação do aeroporto entre os municípios. De lá para cá, segundo secretário, não houve nenhuma sinalização para que a ideia avançasse.